Para ter acesso ao artigo clique aqui
Este blog foi criado para possibilitar a publicação e divulgação de material relativo ao tema Novas Tecnologias no Ensino de Física apresentado no XVIII Simposio Nacional de Ensino de Física. Além disso será um espaço de interação entre os participantes da Oficina de Novas Tecnologias e interessados nesta área de ensino e pesquisa.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Por que e como introduzir a aquisição automática de dados no laboratório didático de Física
Para ter acesso ao artigo clique aqui
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
LEDs ultrafinos abrem novas possibilidades de iluminação e telas dobráveis
Além da iluminação de estado sólido, substituindo as atuais lâmpadas, painéis de instrumentos e telas e monitores, as folhas flexíveis e dobráveis de LEDs impressos têm uso potencial no setor de saúde.
"Enrolar uma folha de minúsculos LEDs ao redor de um membro ou de todo o corpo humano oferece possibilidades interessantes em biomedicina e biotecnologia," diz Rogers, "incluindo aplicações no monitoramento das funções vitais, diagnóstico e imageamento.
Para saber mais clique aquisexta-feira, 4 de setembro de 2009
Sony lançará TV que exibe imagens 3D em 2010, diz jornal
O presidente-executivo da Sony, Howard Stringer, anunciará o lançamento de TV 3D bem como planos de tornar PCs Vaio, PlayStation 3 e players de Blu-ray compatíveis com a tecnologia durante a feira IFA, que acontece em Berlim, segundo o jornal.
O jornal afirmou que Stringer dirá à audiência: "Assim como a alta definição alguns anos atrás, há uma variedade de questões para serem resolvidas ainda. Mas o trem do 3D está nos trilhos e nós estamos prontos para conduzi-lo".
Mas voce sabia que a TV 3D foi patenteada por dois cientistas alemães em 2002?
Principio de Funcionamento da TV 3D sem óculos
Um dos inventores, o Dr. Peter Spieker, explica como a TV 3D funciona: "Imagine que você esteja olhando pelo fundo de uma máquina fotográfica sem filme. Quando você dispara o obturador, ele rapidamente se abre, dando-lhe um vislumbre da cena. Cada olho percebe o movimento do obturador de um ângulo ligeiramente diferente. Agora, imagine que ao invés de olhar para cena real, você está olhando para um monitor. Ele irá mostrar uma rápida seqüência alternada de pares de imagens, a uma taxa muito mais rápida do que uma televisão comum. Se o acionamento do obturador e as imagens no monitor forem perfeitamente sincronizadas, cada olho verá uma cena ligeiramente diferente. As imagens se fundirão e o expectador terá a exata sensação de uma cena 3D em movimento."
O monitor contém uma tela de cristal líquido em sua frente, capaz de alternar rapidamente entre a transmissão e o bloqueio da luz do monitor. Se várias pessoas estiverem sentadas à frente do monitor, elas verão a cena de diferentes perspectivas, da mesma forma que nos conhecidos hologramas estáticos.
Físicos propõem receita para criar buracos negros em laboratório
Há 35 anos, o físico Stephen Hawking propôs que os buracos negros evaporam lentamente, emitindo uma radiação que hoje é conhecida como radiação de Hawking.
"Hawking demonstrou que os buracos negros irradiam energia de acordo com um espectro termal," diz Paul Nation, físico da Universidade de Darmouth, nos Estados Unidos. "Seus cálculos baseiam-se em pressupostos sobre a física das ultra-altas energias e da gravidade quântica. Como nós não podemos fazer medições em buracos negros reais, nós precisamos de uma forma de recriar esse fenômeno em laboratório a fim de estudá-lo e validar a teoria," diz o físico.
Nation e seus colegas argumentam que uma linha magnética de transmissão de campos pulsantes de micro-ondas contendo um conjunto de dispositivos supercondutores de interferência quântica (SQUID) pode reproduzir em laboratório a radiação de fótons emitida pelos buracos negros.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Nanolaser de estado sólido abre caminho para chips ópticos
Aplicações dos nanolasers
Há menos de duas semanas, outro grupo de cientistas relatou a criação do spaser, um novo tipo de laser capaz focalizar a luz em dimensões muito menores do que o que se considerava possível. Os cientistas fizeram o mesmo agora, com a vantagem de utilizar um aparato inteiramente de estado sólido.
O nanolaser de estado sólido possibilitará o desenvolvimento das mais variadas inovações, como técnicas de microscopia e manipulação que possam perscrutar e caracterizar moléculas de DNA, tecnologias de telecomunicações ópticas muito mais rápidas do que as atuais e o desenvolvimento da computação óptica, na qual a luz substitui os circuitos eletrônicos atuais - veja também Nanolaser permitirá integração de circuitos ópticos em chips.
Para saber mais clique aqui